*PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA * SUPLETIVO * TEOLOGIA LIVRE * CONVALIDAÇÃO * CAPELANIA*

NOSSA FÉ ESTÁ EM CRISTO JESUS - TEMOS DEUS COMO NOSSO ÚNICO REI E SOBERANO SALVADOR

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


Audiência Pública – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Teologia

No dia 22/11/ 2011 ocorreu a Audiência Pública de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Teologia do CNE. A audiência foi coordenada pelos Conselheiros do CNE, Dr. Antônio Araujo Freitas Junior e Dr. Gilberto Gonçalves Garcia, a audiência pública representou uma iniciativa inédita, reunindo cerca de 100 pessoas no Edifício Sede do Conselho, sendo transmitida na íntegra pela internet. O IBBB marcou presença através da Mis. Eva Rêgo e Mis. Gilmara Diógenes.
Os palestrantes da Audiência Pública foram os seguintes:
Maria Elise Gabriele Baggio Machado Rivas, Faculdade de Teologia Umbandista; Antonio Cesar Perri de Carvalho, Secretário-Geral do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira; Cleto Caliman, PUC-MG; Rudolf von Sinner, EST; Lourenço Stelia Rega, Faculdade Batista de São Paulo; Paulo Fernando Carneiro de Andrade, PUC-RIO.
O debate dos palestrantes girou em torno da minuta das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Teologia( maiores informações: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15993&Itemid=1098) as quais foram expostas pelos teólogos convidados representantes de cursos teológicos de instituições católicas, protestantes, evangélicos, espírita e umbandista. Segue abaixo a relação dos palestrantes e suas respectivas exposições:
  1. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Teologia e os conteúdos curriculares – Dr. Lourenço Stelio Rega
  2. Interdisciplinaridade, transdiciplinaridade, habilitações e ênfase – Dr. Antonio Cesar Perri de Carvalho
  3. Perfil do formando/egresso/profissional – Dr. C. Caliman
  4. Abrangência das Diretrizes na diversidade religiosa – Profa. Maria Elise Gabriele Baggio Machado Rivas
  5. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a natureza própria do campo da Teologia – Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
  6. Ética, Bioética e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o campo da Teologia – Rudolf von Sinner
O Dr. Paulo Roberto Wollinger, Diretor da Diretoria de Regulação do Ensino Superior (DESup) do MEC tomou a palavra logo após as preleções e apresentou de modo claro e objetivo o importância da oficialização do ensino teológico no Brasil e sobre diversos aspecto ligados ao assunto.
Depois disso, a mesa diretora abriu o tempo para diversas rodadas de participação do público presente, com respostas da mesa, Dr. Wollinger e também dos preletores.
A comissão que dirigiu a audiência aguarda as sugestões adicionais ao documento da minuta das Diretrizes. A pauta da minuta sobre as Diretrizes Curriculares deve ser lida pelas instituições de ensino e as mesmas terão o direito de colaborar opinando sobre a mesma até o dia 28/02/2011. Deverão enviar suas colocações ao CNE. Também o CNE estará aberto às quartas-feiras durante o horário da noite para visitações das instituições, caso estas desejem fazer consultas e colocações.
Ao final, a mesa diretora da audiência expressou uma palavra de satisfação pela participação efetiva dos presentes e também demonstrou que estava surpreso com  a união entre as diversas religiões que estavam presentes, pois estas se mostraram unidas em torno do tema pautado.
Mis. Gilmara Diógenes
FONTE: MEC